Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)

Compartilhe esse sabor

labneh

Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)

Ingredientes

2 xícaras de iogurte integral (de preferência caseiro ou do tipo grego não adoçado)
1 pitada de sal
+/- 1/4 xícara de azeite
Temperos a gosto (eu usei 1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos e 1 colher de chá de ervas finas desidratadas, além de uma pitadinha de pimenta do reino)

Acrescente o sal ao iogurte e misture bem. Coloque uma peneira sobre uma tigela grande (deve ficar um bom espaço entre a peneira e o fundo da tigela) e cubra-a com um guardanapo de tecido de trama fina (eu não tinha nada parecido em casa e usei um coador de café de pano bem lavado e enxaguado com vinagre, que ajuda a tirar os resíduos de sabão). Despeje o iogurte salgado sobre o filtro, tampe e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas.

Dica: quanto mais tempo você deixar o iogurte drenando, mais firme vai ficando o Labneh. Eu deixei mais ou menos umas 36 horas para conseguir enrolar as bolinhas.

Enquanto espera seu queijo ficar pronto, mergulhe os temperos escolhidos no azeite para que comecem a saborizá-lo. Guarde-o em um vidro fechado em local escuro.

Quando o Labneh estiver pronto, molde bolinhas de mais ou menos 1 colher de sobremesa dele e mergulhe-as no azeite. Você pode servir como antepasto com pães ou torradinhas, como complemento de sanduíches ou como ingrediente base para molhos de salada.

Mantenha sempre em vidro bem fechado e na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *